quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Câmara de Chaves promove caminhada pelo Caminho Português do Interior de Santiago

O passeio está marcado para sábado 19 de Novembro, com partida da Praça de Camões pelas 14 horas e chegada a Vilarelho da Raia às 17 horas.

O Município de Chaves vai promover uma caminhada pelo Caminho Português do Interior de Santiago, que irá atravessar o concelho flaviense no próximo sábado 19 de Novembro. O objectivo é viabilizar o troço, já devidamente traçado e sinalizado, e testar a sua viabilidade técnica como percurso pedestre.
A actividade, promovida pela autarquia em colaboração com a Associação Flaviense de Caminheiros e o Corpo Nacional de Escuteiros de Chaves, visa igualmente promover e divulgar o referido trajecto. A concentração será feita na Praça de Camões, pelas 13h45 horas, estando prevista a chegada a Vilarelho da Raia pelas 17 horas. O regresso será efectuado em autocarro. As inscrições podem ser efectuadas no Centro Cultural, Museu da Região Flaviense e junto da Associação Flaviense de Caminheiros.
Em 2004, os oito municípios atravessados pelo percurso deram início a reuniões de trabalho com vista à operacionalização deste trajecto, de modo a poder incluí-lo nas rotas internacionais de peregrinação a Santiago de Compostela. Segundo alguns estudos e publicações, o trajecto liga Viseu a Chaves, atravessando o território dos concelhos de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves, sendo neste último o trilho que cruzaria a fronteira, ligando à Via da Prata (percurso que inicia em Sevilha).
Em Chaves, o Caminho de Santiago atravessa cerca de 40kms do concelho (no sentido sul-norte, as freguesias de Oura, Vidago, Vilela do Tâmega, S. Pedro de Agostém, Samaiões, Madalena, Santa Maria Maior, Santa Cruz, Outeiro Seco, Vilarelho da Raia) com especial incidência em zona rural, promovendo a recuperação e utilização de caminhos romanos, medievais e agrícolas, além de contribuir para a valorização e dinamização do património e cultura locais.

Fonte: http://diarioatual.com/?p=30567

Sem comentários:

Enviar um comentário