quarta-feira, 25 de julho de 2012

Câmara de Santiago do Cacém e Diocese de Beja lançam obra sobre os Caminhos de Santiago

Câmara de Santiago do Cacém e Diocese de Beja lançam obra sobre os Caminhos de Santiago

Fonte: Correio Alentejo
A Câmara de Santiago do Cacém e o Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja apresentam esta quarta-feira, 25, o livro No Caminho sob as Estrelas – Santiago e a Peregrinação a Compostela.
A obra, que será apresentada a partir das 18h30 no Auditório Municipal de Santiago do Cacém, tem direcção de José António Falcão e é o catálogo da exposição sob aquele título que teve lugar, em 2007, na igreja matriz de Santiago do Cacém.
   "Trata-se de uma obra de fundo, com colaboração de 26 investigadores portugueses e espanhóis, que oferece uma síntese renovadora – incluindo muitas pistas inéditas – acerca da história da peregrinação a Compostela", explica ao "CA" fonte da Diocese de Beja, acrescentando que o livro tem prefácio do Presidente da República, Cavaco Silva.
   Reconhecido como um dos itinerários patrimoniais mais populares do mundo, o Caminho de Santiago principiou no século IX, após o descobrimento do túmulo do apóstolo Santiago Maior.
   Adquiriu estatuto internacional no século X, com a presença de europeus como o bispo Godescalco de Puy, que peregrinou em 950, alcançando um auge nos séculos XI-XIII, período em que se formou o Caminho Francês.
   Hoje, os seus diferentes itinerários são percorridos por milhões de peregrinos dos cinco continentes, existindo rotas com partida oficial de Portugal, França, Itália, Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Alemanha e outros países do Norte da Europa. 


Fonte: Correio Alentejo in: http://correioalentejo.com/?diaria=7570

Sem comentários:

Enviar um comentário