quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dia de S. Tiago Maior Apóstolo.

Direitos Reservados.
Segundo a tradição, S. Tiago depois de morto, foi transportado numa "barca de pedra” que partindo de Jaffa (perto de Jerusalém), e depois de muitas peripécias (incluindo a Lenda do Cavaleiro Caio) veio a desembarcar em Iria Flávia (Padrón).
Em 814 um eremita de nome Pelaio começa a ver no alto de um monte muitas luzes e seguindo uma revelação, que tivera durante o sono, descobriu um túmulo contendo as relíquias, e estas foram de imediato veneradas e associadas a S. Tiago Maior já que se afirmava que este se havia deslocado à Espanha para dar testemunho de Cristo - é sobre essa tumba que virá a ser erguida a Catedral de Santiago de Compostela.
Após a Batalha de Clavijo, em que o apóstolo surge montado num cavalo branco a lutar ao lado dos cristãos contra os “mouros”, Santiago tornou-se o santo patrono de toda a Hispania e surge a Santiago Mata-Mouros como santo da Reconquista. A partir desse momento o seu santuário, em Santiago de Compostela, torna-se um dos mais famosos locais de peregrinação do mundo cristão na Idade Média.
Hoje, dezenas de milhares de peregrinos dirigem-se (de forma espiritual ou cultural), anualmente, a Compostela percorrendo antigas vias que cruzavam a Europa Ocidental e Portugal, onde encontravam albergues e hospitais, e onde, ainda hoje, se pode observar um vasto património arquitectónico de valor inestimável.
Direitos Reservados.

Sem comentários:

Enviar um comentário