terça-feira, 11 de março de 2014

Albergue de peregrinos abre no sábado em Coimbra


©Alexandre dos Santos Rato

A Confraria Rainha Santa Isabel inaugura no sábado, em Coimbra, um albergue que pode alojar até 14 peregrinos e, apesar de estar focado nos peregrinos do caminho de Santiago de Compostela, também está "ao dispor" dos de Fátima.

O albergue irá funcionar na casa do sacristão da igreja com o nome da padroeira, que se situa no Mosteiro Santa Clara-a-Nova, e, apesar de a lotação ser para "14 pessoas", recorrendo-se a colchões e sofás cama, "podem-se albergar mais algumas", explicou António Rebelo, presidente da confraria.
A Igreja Rainha Santa Isabel pertence à rota dos caminhos de Santiago, sendo a inauguração do albergue uma forma de recuperar "o espírito de peregrinação" da padroeira, que "sempre procurou ajudar os peregrinos", disse à agência Lusa António Rebelo.
A casa do sacristão, segundo o responsável, "já estava preparada", apenas foi necessário um "investimento de cerca de três mil euros" em colchões, beliches, mesas e instalação do gás, entre outras despesas.
O presidente da confraria sublinhou que a Igreja Rainha Santa Isabel já "recebe muitos peregrinos que solicitam o carimbo na credencial" de peregrinação dos caminhos de Santiago, sendo que, com o albergue, serão aprofundadas "estratégias de turismo religioso".
"O número de albergues tem vindo a crescer" e o albergue que vai ser inaugurado "resolve uma lacuna que existia numa cidade tão grande como Coimbra", constatou António Rebelo, frisando que o caminho português de Santiago de Compostela "é também realizado por estrangeiros que aterram em Lisboa e fazem o caminho" a partir da capital portuguesa.
Até 1911, era a hospedaria do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova que albergava "os peregrinos de Santiago e os peregrinos que vinham às festas da Rainha Santa", contou.
O presidente da confraria avançou que, numa fase posterior, há a "intenção de recuperar as antigas valências da hospedaria" do mosteiro.
O preço da estadia no albergue é dez euros por noite, de forma "a compensar os gastos", informou.

Fonte: Lusa 11 Mar, 2014, 10:07

Sem comentários:

Enviar um comentário