sábado, 17 de maio de 2014

Quando a política chega ao Caminho

BRAGA – “Dois Países, Um Destino” é o nome do Guia Turístico do Eixo Atlântico cuja apresentação decorreu hoje, na cidade de Braga. Esta publicação contém diversas informações sobre a riqueza etnográfica, patrimonial, cultural e paisagística das 34 cidades que integram a Euro Região da Galiza e do Norte de Portugal, visando o turismo como área de promoção do desenvolvimento dos territórios.

Neste Guia é possível encontrar informação relativa aos Caminhos de Santiago, ao turismo de lazer e aventura, à componente patrimonial e etnográfica, ao enoturismo, o turismo de praia e náutica e o turismo termal das todas as cidades que compõem o Eixo Atlântico.
Enquanto espaço de ‘cooperação territorial’, o Eixo Atlântico tem como objectivo o ‘desenvolvimento económico da Eurorregião’ que, para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e vice-presidente do Eixo Atlântico, terá a sua principal actividade na “promoção turística de forma articulada entre todos membros do Eixo, para a valorizar a oferta e estimular a mobilidade dentro deste espaço territorial”.
Esta é uma publicação que, segundo Ricardo Rio, reflecte a “proximidade e complementaridade de cada um dos Concelhos do Eixo. Este é um guia singular, que se dirige a um público muito alargado e que será distribuído nos principais pontos de promoção turística de toda a região”, referiu, acrescentando que este Guia é, também, “um compromisso que todos os membros assumem para trabalhar em rede, valorizando a sua oferta de qualidade nas várias vertentes turísticas”.
Esta apresentação contou ainda com a presença de Xoan Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico, que salientou a importância desta publicação e assumiu que este Guia faz parte de uma estratégia mais ampla de divulgação e promoção das várias iniciativas que o Eixo tem protagonizado e que está a ter bons resultados.
“Tudo o que temos feito tem tido enorme destaque nos meios de comunicação dos dois Países. Como exemplo disso, temos o Caminho de Santiago, com uma Comissão presidida pela Câmara Municipal de Braga, que foi alvo de interesse por parte dos órgãos de comunicação social da Galiza, com especial foco para o Caminho Português de Santiago, que passa por Braga. Como resultado tivemos um aumento notável de peregrinos, durante a Semana Santa, nessa rota”, referiu Xoan Mao, salientando a importância do “trabalho em conjunto entre todas as instituições de forma a promover o território”.
Aludindo a importância de recuperar o caminho português para Santiago, o secretário-geral do Eixo Atlântico adiantou que “está a ser feito um levantamento referente à recuperação do caminho, para uma posterior candidatura a fundos comunitários. Com esta recuperação Braga voltará a ser o epicentro do turismo religioso, que é um elemento importantíssimo de desenvolvimento económico”, concluiu Xoan Mao.»

Fonte: http://local.pt/portugal/norte/guia-turistico-promove-destinos-na-euro-regiao/

Sem comentários:

Enviar um comentário