sábado, 7 de junho de 2014

Feira sinaliza Caminho de Santiago

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira sinalizou o Caminho Português de Santiago no Concelho e vai realizar uma caminhada inaugural no dia 15 de junho. Cerca de 60 azulejos, isolados ou afixados em marcos, identificam este percurso pedestre, de cerca de 17 quilómetros, que atravessa sete freguesias do território feirense e sinaliza quatro postos oficiais de carimbo.

O Caminho de Santiago estende-se pelas freguesias de Arrifana, Escapães, S. João de Ver, Fiães, Lourosa, Mozelos e Nogueira da Regedoura. A sinalética agora afixada destina-se aos peregrinos que se deslocam a pé, a cavalo ou de bicicleta, num itinerário de peregrinação a Santiago de Compostela. Os Bombeiros Voluntários de Arrifana, o Posto de Turismo de Santa Maria da Feira, o Hotel Pedra Bela e os Bombeiros Voluntários de Lourosa são os quatro postos oficiais de carimbo onde os peregrinos podem carimbar as suas cadernetas.
“A Câmara Municipal pretende proporcionar a orientação dos peregrinos em segurança, permitindo que conheçam e desfrutem da nossa história local, dos nossos atrativos turísticos e hospitalidade”, refere Gil Ferreira, vereador da Cultura, Turismo, Biblioteca e Museus.
Além dos mapas com informação sobre o percurso no Concelho, afixados no mobiliário urbano e abrigos das paragens de autocarro, será disponibilizado, numa primeira fase nos quatro postos oficiais de carimbo, um desdobrável com informações úteis e informação turística.
“Estamos a desenvolver um projeto centrado no ‘menu do peregrino’ que se pretende desenvolver em parceria com a restauração local, de forma a potenciar a gastronomia da região e a proporcionar um prato dedicado ao peregrino”, adianta Gil Ferreira.

Até 11 de junho, inscrições para caminhada
A caminhada inaugural do Caminho Português de Santiago em Santa Maria da Feira tem início marcado para as 9h00, no Largo Manuel Eduardo Rebelo (junto ao Monumento das Invasões Francesas, na Avenida da Buciqueira), em Arrifana, e termina na Rua da Castanheira, em Nogueira da Regedoura. A organização assegura transporte para o regresso.
As inscrições encontram-se abertas até 11 de junho, no balcão de apoio da loja Continente de Santa Maria da Feira. Para inscrever-se basta adquirir compras no valor de dois euros em produtos não perecíveis da marca Continente, que reverterão a favor do Mercado da Solidariedade de Santa Maria da Feira. A todos os inscritos será oferecida uma t-shirt Continente, uma garrafa de água, uma barrita energética e uma peça de fruta. No final da caminhada recebem diplomas de participação.

Sem comentários:

Enviar um comentário