domingo, 1 de fevereiro de 2015

Casa Diocesana do Porto abre albergue para peregrinos

A Casa Diocesana -- Seminário de Vilar, no Porto, tem, desde ontem, um albergue para os peregrinos de Santiago de Compostela com 12 camas, cuja contribuição é livre e voluntária, disse à Lusa o cónego Álvaro Mancilha.

«O albergue é contíguo ao seminário, numa zona vedada, logo oferece segurança a quem lá está hospedado», afirmou.
O diretor da Casa Diocesana lembrou que o albergue, foi inaugurado ontem às 15:00, é o resultado da transformação de uma casa desocupada, que era necessário rentabilizar, e onde foram investidos cerca de cinco mil euros em arranjos, pinturas, mobiliário e limpezas.
«O nosso objetivo é abrir a Casa Diocesana a todas as pessoas que fazem o caminho de Santiago de Compostela, independentemente da sua religião, para poderem descansar e, ao mesmo tempo, usufruírem das nossas exposições ou congressos», frisou.
Para dormir no albergue é necessário apresentar a credencial de peregrino, lembrou.
O cónego Álvaro Mancilha salientou que para os peregrinos que prefiram outro tipo de alojamento a Casa Diocesana dispõe de quartos com casa de banho privativa, internet, televisão e pequeno-almoço a preços reduzidos.
«Temos duas modalidades de alojamento para os peregrinos de forma a agradar a todos», afiançou.
Além disso, a Casa Diocesana tem ainda um "menu peregrino" de baixo custo.
Os Caminhos de Santiago são percursos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela, Espanha, desde o século IX, para venerar as relíquias de Santiago Maior, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, cujo sepulcro se encontra na catedral com o nome desta cidade galega.
Regra geral, os peregrinos, cujo símbolo é uma vieira, fazem o caminho a pé, mas também pode ser feito de bicicleta, a cavalo ou até de burro.
A Casa Diocesana tem duas capelas e igreja, loja de arte e gastronomia, galeria de exposições, 14 salas de reuniões e conferências, auditório de 1280 lugares, cafetaria, bar e esplanada, restaurante e 90 quartos.

Sem comentários:

Enviar um comentário