CONSELHOS AO PEREGRINO

Peregrinar | O que levar?

   Muito animo e pouco peso. Não carregue a mochila (máximo 10% do seu peso) com objectos desnecessários ou que possam ser adquiridos no Caminho.
   A mochila deve ser cómoda e ligeira de tipo anatómico, com suporte de cintura com bolsos laterais e superiores.
   Deve-se colocar as coisas na mochila de forma ordenada e em bolsas/sacos plástico de cores diversas para facilitar a sua identificação e para evitar que se molhem em caso de chuva, outra opção é colocar dentro da sua mochila um saco impermiável.

   Calçado adequado é fundamental. São indispensáveis botas bem adaptadas e cómodas nos pés, por isso devem ser “amaciadas” antes de fazeres o Caminho. São indispensáveis botas bem adaptadas e cómodas nos pés.

   Outro aspecto, são as meias, existem diversos tipos de materiais adaptadas a temperatura, mas devem estar sempre limpas, secas e bem colocados, para evitar assaduras. Não esquecer uns chinelos (tipo havainas) para usar no duche e para descansar nos finais de etapa.

   A roupa: deve ser adequada a estação do ano. Verão: roupa ligeira; no Inverno: protecção de frio. Um Chapéu/Gorro para o frio, no inverno; e para o sol, no verão. Não esquecer os óculos de sol nem o calção de banho. Uma bolsa com detergente facilitará a limpeza e que permitira, no final da jornada, lavar a roupa;

   Saco de Dormir é útil, já que há albergues oferecem lugares no solo, também convém levar uma esteira, para quando não outra opção que não seja dormir no solo;

   Não esquecer: Cantil de água e Bordão que é a tua ajuda nos desníveis;

   Não deve faltar na mochila: Papel Higiénico, Toalha e Corta-Unhas. Alfinetes de Dama que servem para pendurar a roupa húmida na mochila quando andamos; andamos.

   Farmácia: Agulha e Linha para furar as bolhas; desinfectante (Betadine), Gazes; Esparadrapo; comprimidos: Laxante; Antidiarreico; Aspirinas ou paracetamol. Creme Anti-inflamatório e Protector Solar e Batom de Lábios; medicamentos específicos para a sua saúde;

   Documentação: DNI e ou BI e Cartão da Segurança Social. Credencial de Peregrino (ver Obter e Selar a Credencial); um guia do Caminho; um pequeno bloco de apontamentos;

   Por motivos de segurança, em vez de dinheiro utilize o cartão multibanco/bancário;

   Os tampões de ouvidos servem para evitar os roncos dos companheiros de Albergue e dos madrugadores (por vezes às 4H00 da manhã!!!).

   Carregar Tachos e Panelas é um erro. Há albergues que servem comida e o Caminho está rodeado de restaurantes e bares com preço em conta. Os albergues que permitem cozinhar dispõem dos utensílios de cozinha necessários, levar apenas um canivete sempre útil.

Lembre-se que é preferível realizar o Caminho na Primavera ou nos princípios do Outono.
No verão é mais difícil conseguir dormir nos albergues, previsivelmente cheios. Há troços do Caminho em que o calor será asfixiante. No inverno, haverá mais chuva, frio e vento.

Bom Caminho
Ultreia e Sus Eya!!!